quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Limpa meu olhar!!!


"Um olhar “condicionado” é um olhar determinado pela escravidão a algo que não deixa ver! O problema é que o que condiciona o olhar é o próprio olhar...
O olhar, portanto, é o mestre ou o algoz do próprio olhar...
Isto porque há um olhar que antecede ao olhar que vê...
Falo do olhar que não usa os olhos, mas interpreta a vida...
Sim, falo do olhar que todo ser humano tem, mesmo quando fica cego...

Olhar é interpretar... Entretanto, há um olhar que precede o interpretar... Que olhar é esse?... Ora, é o olhar de meu ser acerca de mim mesmo!... Eu não vejo mundo algum sem que o veja a partir de meu ser!... Por isto [...] Jesus disse que os olhos são a lâmpada do corpo/ser... O olhar do meu ser não tem que iluminar o mundo com luzes de falsificação... O olhar do meu ser somente será iluminado se antes me iluminar!...
O meu olhar não tem que iluminar o mundo, mas tem que me iluminar em qualquer que seja o mundo...
A escuridão não está no mundo... A escuridão está em mim...
Assim, Jesus diz que será a luz do mundo apenas aquele que tem um olhar que ilumina antes o seu próprio ser... “Vós sois a luz do mundo” [...] “Os olhos são a lâmpada do corpo... Se os teus olhos forem bons, todo teu ser estará iluminado, mas se forem maus, todo o teu ser estará em trevas”...
Mas há quem se candidate a ser luz do mundo vivendo em profunda escuridão... É mais fácil brincar de luz do mundo do que limpar o olhar todos os dias!...
Desse modo, por tal principio, o que Jesus me ensina é que o mundo pode ficar como ficar, mas, ainda assim, meu ser poderá ser pura luz apesar de tudo...

Não estou esperando a luz acender no mundo para ajudar o meu olhar...
Não! O mundo não se iluminará a fim de me ajudar!... Todavia, ainda que eu ande no vale da sombra da morte não me faltará Luz no Olhar, pois, Tu estás comigo... Olhar/consciência/luz!...
O Evangelho limpa o olhar...

O Evangelho produz consciência...

O Evangelho é Luz...
Jesus é o Evangelho...
Jesus vai se tornando a consciência do discípulo...

Jesus é a Luz do meu olhar...


Neste novo ano tudo o que peço ao Pai é um olhar/crer/interpretar/sentir muito mais limpo do jamais antes em minha vida...


Deus quer ser a minha mente, a minha alma e a minha expressão de ser em mim e na vida, a fim de que, sendo como Ele, eu seja como eu mesmo deveria ser"!


(Cáio Fábio)

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Nossos planos!!!


Recentemente uma amiga querida que faz parte do ministério comigo teve sua vida mudada de forma repentina. Teve que mudar de cidade, voltar para a casa do pais e deixar de lado os muitos projetos já encaminhados para 2010, os quais ela sempre compartilhava conosco nos devocionais antes dos ensaios.

Estava tudo certo! Mas...o Senhor mudou o rumo das coisas e logo lembrei do livro de Provérbios 16:9 que diz: “Em seu coração o homem planeja o seu caminho, mas o Senhor determina os seus passos.”

Muitas pessoas acham que não devemos fazer planos pois devemos andar na “dependência” da direção de Deus. Fazer planos seria ir contra a vontade de Deus, já que isso nos faria seguir um caminho determinado por nós mesmos. Para estas pessoas, esta passagem de Provérbios soa com advertência para não fazer planos. Muitos a interpretam assim: “não podemos fazer planos porque é Deus que deve determinar nossos passos”.

Porém, não é isso que a passagem diz. Ela está descrevendo uma pessoa que anda na confiança de que Deus a está acompanhando em tudo o que ela faz, e que pode fazer planos sem preocupação, pois o Senhor a dirigirá. Se houver falhas em seus planos, o Senhor as corrigirá. Quando houver riscos, ele avisará. Se o plano não for da vontade dEle, Ele a fará saber.

Há diversas maneiras de Deus intervir em nossa vida, e nem sempre será com um anjo ou com uma mula. Na maioria das vezes será com o puro bom senso da sabedoria da Sua Palavra aplicada ao dia-a-dia.

Façamos planos, sonhemos e descansemos na promessa de que Deus determinará cada passo que for bênção para nós.

O SENHOR É O MEU PASTOR E DE NADA TEREI FALTA!!!

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Linguagens do amor!!!



Há pouco tempo tive contato com o livro do Gary Chapman chamado AS CINCO LINGUAGENS DO AMOR, e esse livro foi revelador para mim!!!

De uma forma simples e clara, ele nos ensina que cada um de nós tem uma forma de dar amor e de se sentir amado. Temos o que ele chama no livro de “Tanques de amor” que são enchidos pelo ser amado, só que para que meu companheiro encha o meu tanque, ele precisa entender de que forma fazer isso, e vice versa.

Raramente encontramos algum casal onde ambos possuam a mesma linguagem do amor. Normalmente as pessoas utilizam diferentes linguagens para se comunicarem, gerando muita confusão e pouco entendimento. Nos esforçamos mas não conseguimos encher o “tanque” do outro.

Sua linguagem emocional e a de seu companheiro podem ser tão diferentes quanto é o idioma chinês do inglês. Não importa o tanto que você se esforce para manifestar seu amor em inglês, se seu cônjuge só entende chinês; jamais conseguirão entender o quanto se amam.

Quando o casal começa a falar os dialetos certos, os “tanques de amor” de ambos começam a encher.

Vejamos quais as espécies de linguagem do amor podemos distinguir:

PRIMEIRA LINGUAGEM DO AMOR: PALAVRAS DE AFIRMAÇÃO

Elogios verbais e palavras de apreciação são poderosos comunicadores do amor.

Ao recebermos palavras elogiosas, de afirmação, tornamo-nos mais motivados a sermos recíprocos e a fazermos algo que nosso cônjuge deseje.

Além de elogios verbais, outra maneira de expressar palavras de afirmação é com palavras encorajadoras.

Em determinadas fases da vida todos nós nos sentimos inseguros. Não possuímos a coragem necessária, e esse medo impede-nos de realizarmos certos atos positivos que gostaríamos de concretizar. O potencial latente do seu cônjuge, nestas áreas de instabilidade, talvez espere suas palavras de encorajamento.

Encorajamento requer empatia que nos leva a enxergar o mundo segundo a perspectiva de nosso cônjuge. Devemos, em primeiro lugar, procurar saber o que é importante para ele.

Se desejamos desenvolver um relacionamento precisamos saber quais são os desejos da pessoa amada. Se queremos amar um ao outro, precisamos saber como fazê-lo.

A melhor coisa que podemos fazer com os fracassos do passado é torná-los em simples história. Sim, eles ocorreram, e machucaram. E talvez ainda magoem, mas ele reconheceu seu erro e pediu o seu perdão.

O perdão não é um sentimento, mas um compromisso. É a opção de se mostrar misericórdia e não de se jogar a ofensa no rosto do ofensor. Perdão é uma expressão de amor.

Palavras humildes: quando alguém faz um pedido a seu cônjuge, afirma as habilidades dele. Faz entender que ele possui, ou pode fazer algo, que é significativo ou valioso para o outro. No entanto, quando dá ordens, torna-se um tirano. Seu cônjuge não se sentirá afirmado, mas diminuído.

SEGUNDA LINGUAGEM DO AMOR: QUALIDADE DE TEMPO

Ter um tempo de qualidade com o ser amado. Querer ser alvo da sua atenção, que lhe dedique mais tempo e possam realizar algumas atividades juntos.

Qualidade de tempo significa dedicar a alguém sua inteira atenção, sem dividi-la. Não é sentar no sofá e assistir TV. É assentar-se ao sofá, com a TV desligada, olhar um para o outro e conversar, no processo de dedicação mútua. É dar um passeio juntos, só os dois. É ambos saírem para comer fora.

O aspecto central da qualidade de tempo é estar sempre juntos. Não quero dizer simples proximidade. Duas pessoas sentadas em uma mesma sala estão próximas, mas não necessariamente juntas. O estar junto tem a ver com o focalizar a atenção.

TERCEIRA LINGUAGEM DO AMOR: RECEBER PRESENTES

Antes de comprarmos um presente para alguém, pensamos naquela pessoa. O objeto em si é um símbolo daquele pensamento. Não importa se foi caro ou barato.

Símbolos visuais do amor são mais importantes para uns do que para outros.

QUARTA LINGUAGEM DO AMOR: FORMAS DE SERVIR

É fazer aquilo que você sabe que seu cônjuge gostaria que você fizesse. É procurar agradar realizando coisas que ele aprecia, expressando amor através de diversas formas de servir.

Jesus Cristo deu uma ilustração simples, porém profunda, ao expressar amor através de uma forma de serviço quando lavou os pés dos discípulos.

QUINTA LINGUAGEM DO AMOR: TOQUE FÍSICO

Um gostoso cafuné, andar de mãos dadas, abraços apertados ou não, relações sexuais, tudo isso faz parte das necessidades de quem possui o “toque físico” como sua primeira linguagem do amor.

Todos nós temos um pouco de cada linguagem, porém cada um de nós tem aquela que podemos classificar como primeira linguagem, aquela que é mais forte para nós! Aquela que realmente enche nossos tanques!

Minha linguagem é totalmente PALAVRAS DE AFIRMAÇÃO!!!

Queria ter lido a mais tempo! Teria aprendido a observar e a entender que as outras linguagens também são amor!!!


quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Ano novo, vida nova!



Estou com tanto gás para 2010! To com sede de viver!!!
Decidi que vou experimentar coisas novas e 2010 será um ano de novas descobertas e experiências!
Quero me permitir viver coisas que não vivi, quero conhecer coisas que sempre me estiveram disponíveis, mas nunca dei importância! Quero viver intensamente!!!

Conhecer novas músicas e estilos musicais...
Ver filmes diferentes e sair do lugar comum...
Ler outros tipos de revistas...
Conhecer outros lugares, sejam longe ou perto...
Viajar nas férias...
Ousar amar mais, a toooodos...
Voltar a tomar água de côco no final da tarde na Batista Campos e ficar por lá de bobeira assistindo novela...
Aprender a cozinhar...

Talvez essas coisas todas soem como as tão famosas resoluções de ano novo, que quase sempre esquecemos de cumprir, mas NÃO SÃO!!! Na verdade, essas coisas se resumem a uma palavra, que estou conhecendo verdadeiramente agora, há pouco tempo, fruto da ação e presença de Deus em meu dia-a-dia. Essa palavra é LIBERDADE!!!

Revista nova: CULT e BRAVO (To amando! Como eu não li antes?!)
Música nova: ASSIM SERÁ do Marcelo Camelo (Só é nova pra mim, né?!)
Filme: VICK CRISTINA BARCELONA (Sempre gosto dos filmes caóticos do Wood Allen!)
Culinária: Aprendi a fazer STROGONOFF (Não é grande coisa, mas pelo menos não é miojo!!!)

To adorando!!! Ouse também!!!

FELIZ 2010!!!